Acabo de chegar ao aeroporto de San Salvador, torturantes 14 horas depois de deixar a capital de Tio Sam. Minha relação com a American Airlines segue tumultuada: um cancelamento por baixa ocupação e outro por problema mecânico, com direito à conexão adicional até Dallas/Forth Worth para alcançar El Salvador ainda hoje. Em menos de 1 ano, apago as velinhas de meu 21o. contratempo aéreo. Um sorridente salvadorenho de nome Boris, motorista da representação da OEA no país, recebe-me no desembarque e me entrega à salvo, 50 minutos depois, no suntuoso…
Friday, 23 July 2010 06:15

O Estado "Hood-Robin"

Ao invés de combater a desigualdade, o gasto público no Brasil trata de aprofundá-la Entre os liberais democratas é pacífico o entendimento de que o aparelho estatal deve limitar sua atuação às chamadas funções clássicas: garantia do Estado do Direito, da proteção dos direitos individuais previstos na ordem constitucional e da defesa da integridade do território nacional. No âmbito das políticas públicas, caberia ao Estado liberal apenas formular e implementar as políticas externa, comercial, monetária e fiscal; além de atuar diretamente na proteção da integridade dos cidadãos e de suas…
Wednesday, 30 June 2010 05:24

Fábulas chinesas e lições para o Brasil

Acabo de terminar a leitura do excelente “The Empire of Lies”, do economista e jornalista libertário francês Guy Sorman (creio que ainda não traduzido para português). Ao modo dos melhores relatos de viajantes ocidentais que singraram terras e mares do Oriente em meados do século XIX, o volume é resultado de dois anos de trabalho em ambiente muito diverso do formigueiro humano entremeado de arranha-céus que marca a paisagem urbana de metrópoles como Pequim e Xangai. Sorman buscou desvendar a China profunda: mergulhou no cotidiano interiorano, visitou líderes comunitários e…
Monday, 07 June 2010 17:26

Economus

1. Economus é uma espaço de discussão destinado ao livre debates de idéias e compromete-se com a liberdade e a responsabilidade de expressão. 2. É livre o confronto de idéias de todas as matizes ideológicas, desde que os golpes sejam deferidos acima da linha da cintura...2. Críticas, sugestões e comentários recebidos serão reproduzidos em seu inteiro teor, desde que atendam as exigências mínimas de cordialidade e cortesia entre os debatedores.3. As opniões aqui presentes expressam somente a visão do autores, não expressando - em nehuma forma, grau ou modo -…
Porque Padre Miguel não vai à praia no Leblon ? O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, casa de economistas de primeiro time (alguns deles amigos fraternos), anunciou esta semana uma importante redução dos indicadores de desigualdade de renda no Brasil. Na raiz da redução, ouve-se o som da economia nacional turbinada pelo crédito farto - mas não barato - da era Lula.Talvez resida aí a mais importante questão subjacente ao modelo de "desenvolvimento" que estamos experimentando desde o início do atual Governo: o crescimento movido a consumo alimentado…